Apenas três estados avançaram significativamente em suas semeaduras. Boa parte ainda aguarda o retorno das chuvas para acelerar o passo. Confira a situação de cada estado!
O plantio da safra 2018/2019 de soja no Brasil está indo em ritmo mais rápido que a média para o período, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. Até o momento dos 36,3 milhões de hectares que devem ser cultivados nesta temporada, 4% já foram semeados, ou seja 1,4 milhão de hectares. No mesmo período do ano passado, apenas 0,7% da área total havia sido cultivada e na média dos últimos anos, 1,8% haviam sido plantados.
Segundo o analista Luiz Fernando Gutierrez, os trabalhos começaram no Mato Grosso do Sul, Paraná e Mato Grosso, após as chuvas recentes. “Os trabalhos estão bastante adiantados no Paraná e evoluem bem no Mato Grosso”, afirma.
O Paraná já semeou 21% da área estimada de 5,6 milhões de hectares, ou seja, 1,17 milhão de hectares. Na mesma época do ano passado o estado havia plantado 2% e a média do período em anos anteriores era de 8%.
Já o Mato Grosso conseguiu cultivar 5% da área de 9,6 milhões de hectares, o equivalente a 480 mil hectares. Na safra anterior, no mesmo período, o estado semeou 1% e na média 2%.
Veja abaixo como está cada estado:
Fonte: Projeto Soja Brasil por Daniel Popov